Notícia

'Performance Actus' inaugura o projeto Galeria a Céu Aberto da Casa da Cultura

  • SECOM PMJ -

A Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior recebe nesta sexta-feira (20/5), às 10h, a performance Actus de Jean Smekatz. Em cena, uma parede branca, uma cadeira, carvão e os movimentos descompassados do artista que ao final vão compor a obra que ficará no espaço para a apreciação do público. A performance é aberta para toda a comunidade.

A intervenção artística marca também o início do projeto Galeria a Céu Aberto, proposto pela Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew (GMAVK), unidade da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

A iniciativa inédita em Joinville, idealizada pelo gerente da Casa da Cultura, Carlos Franzoi, e aprovada pelo Conselho Consultivo da Galeria, colocou à disposição, via edital, algumas das paredes do lado externo, como também o jardim central da Casa da Cultura, para que fossem ocupadas pelos artistas. Foram contemplados nessa edição, além de Jean, Ane Winter, com pintura mural e Priscila dos Anjos também com performance.

"Os três artistas vão se revezar mês a mês apresentando alguma ação ou performance. O calendário da Galeria a Céu Aberto segue com ações de maio de 2022 até março de 2023", destaca Franzoi.

Além da Galeria a Céu Aberto, a Casa da Cultura também recebe exposições temporárias a cada 45 dias na Galeria de Arte Victor Kursancew, tradicional espaço de arte no município.

Em maio, estreou no local a exposição Risco de Queda, de Flávia Scóz. Ainda neste ano, o espaço receberá os trabalhos de Leandro Serpa (SC), Rosa Grizzo (SP) e Roseli Ritzmann (SC). Todos aprovados via edital. O calendário vai até novembro deste ano.

O local pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A entrada é gratuita. A Galeria a Céu Aberto pode ser visitada no mesmo horário de funcionamento da Casa da Cultura, de segunda a sexta, das 8h às 22h.

Sobre o artista Jean Carlos Smekatz

Nascido em 1995 na cidade de Rio Negro, Paraná, já fez apresentações de dança contemporânea em diversos festivais, como o Festival de Dança de Joinville e a Mostra Paranaense de Dança. Cursou bacharelado em Design de Moda na Univille. Tornou-se empreendedor ao idealizar um espaço de cultura contemporânea e de economia criativa compartilhada no projeto temporário intitulado Híbrido Concept.

Também foi um dos idealizadores da iniciativa "Garagem 274". Paralelamente, participou em inúmeros projetos que envolvem arte, cultura, design e moda. Um dos destaques foi o Carnaval, trabalhando em uma das escolas de samba mais antigas de Santa Catarina, a Príncipes do Samba. Atualmente, traz no portfólio o trabalho de marketing conectando o mercado às marcas de luxo internacionais e desde abril assumiu o cargo de conselheiro do Instituto Luiz Henrique Schwanke / Mac Schwanke.

Empreendedores da Feira Dona Francisca usam sacolas reutilizadas Anterior

Empreendedores da Feira Dona Francisca usam sacolas reutilizadas

Programa leva educação de trânsito para escola no Parque Guarani Próximo

Programa leva educação de trânsito para escola no Parque Guarani

Deixe seu comentário